Quantcast
 

Cevada e centeio aumentam produtividade

Indústria quer mais produção de cevada nacional

As previsões agrícolas em junho de 2013 apontam para um aumento da produtividade do centeio de cerca de 25%, face a 2012. Para a cevada esse aumento deverá ser de 60%, essencialmente por motivos agronómicos (cereal de sementeira mais tardia e, consequentemente, menos afetado pela invernia). As conclusões são do INE que acaba de lançar o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas para o mês de junho.

O Boletim prevê ainda uma diminuição da produtividade dos pessegueiros e das cerejeiras devido às condições climáticas deste inverno, que foi muito chuvoso. Pelo contrário, os pomares de macieiras e as vinhas devem aumentar os seus rendimentos,

Nos cereais de outono e inverno registou-se uma recuperação da produtividade, ainda que se mantenham nos trigos, triticale e aveia grão abaixo da média dos últimos anos.

 

Nas culturas de primavera o desenvolvimento das searas tem decorrido dentro da normalidade, prevendo-se a manutenção da produtividade no tomate de indústria, na batata de regadio e no arroz.

No que diz respeito ao gado, em maio deste ano, o peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo foi 36 744 toneladas, o que representa um decréscimo de 8,2% em relação ao período homólogo. No mês de abril a variação foi de -3,4%.O decréscimo deveu-se ao menor volume de abate registado nos bovinos (-13,5%), suínos (-6,5%), ovinos (-22,6%) e caprinos (-3,9%), relativamente ao mesmo mês do ano anterior.

banner APP
 

O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 24 887 toneladas, o que representa uma redução de 3,4% do volume total de abate. Em abril esta variação foi +10,8%.

Relativamente às aves, registaram-se acréscimos para as codornizes (+3,2%) enquanto os patos, perus e galináceos apresentaram decréscimos de 7,7%, 4,3% e 3,2%, respetivamente. O volume de abate de coelhos registou uma redução de 2,4%.

 

Em maio de 2013 a produção de frango em volume decresceu 6,0%, com uma produção de 21 349 toneladas. A produção de ovos de galinha para consumo registou também uma redução (-2,0%), com um total de 7 284 toneladas.

A recolha de leite de vaca em maio de 2013 foi 165,8 mil toneladas, o que se traduz numa diminuição de 5,9%. Em abril a diminuição tinha sido 8,3%. O volume total de produtos lácteos apresentou um ligeiro aumento (+ 0,9%) no mês em análise, devido à maior produção de leites acidificados (+10,6%) e de leite para consumo (+1,7%) em relação ao mês homólogo.