Quantcast
 

Château Haut-Brion aposta em vinhos envelhecidos no mar

Château Haut-Brion aposta em vinhos envelhecidos no mar

O château Larrivet Haut-Brion vai produzir vinhos envelhecidos no mar, depois da experiência com um barril de vinho de 2009 parcialmente submerso no mar do parque de ostras de Cap Ferret, na região de Bordéus de Pessac Léognan.

Bruno Lemoine, diretor e enólogo do château, disse que a ideia surgiu de uma conversa entre amigos que foi, posteriormente, materializada pelo próprio, avança o portal Adega.

“Ouvimos regularmente dizer que envelhecer o vinho no mar melhora a sua qualidade. O nosso objetivo com o projeto é ver o que acontece”, frisou Lemoine, referindo-se a vinhos que foram transportados por longas distâncias no mar durante o século XX e que tinham um sabor superior.

 

Para estabelecer um padrão de comparação, o enólogo deixou um dos vinhos no château e enviou o outro, coberto com uma caixa de cimento, para o mar.

banner APP

Depois de engarrafado foi feita uma degustação por alguns críticos e jornalistas, que consideraram: “o vinho submerso estava melhor do que alguma vez esteve”, disse Bernard Burtschy.

 

Testes de laboratório mostraram que o vinho que esteve submerso no mar tinha taninos suaves e álcool ligeiramente inferior.

Os resultados deixaram Lemoine entusiasmado: “vamos tentar de novo, em diferentes condições, com diferentes vintages”.