Sem contar com o Porto e Madeira, as exportações de vinhos para a China cresceram 91,7% no ano passado. “As perspetivas são muito boas. Até 2015 a China vai ser um dos maiores consumidores mundiais de vinho”, acrescenta a responsável.
Sónia Fernandes deslocou-se à China para preparar as próximas ações de promoção da ViniPortugal em Pequim, Xangai e outras cidades. “A China é um dos nossos mercados prioritários. A principal dificuldade é a distribuição”, salientou.
Mesmo assim, “este mercado está a crescer muito rapidamente” e há já três empresas portuguesas (Sogrape, Enoport e Enoforum) com escritórios em Xangai, a maior e mais cosmopolita cidade chinesa, com mais de vinte milhões de habitantes.
“Há apenas uma década, a China quase não aparecia na lista dos 25 países para onde mais exportávamos. Hoje está em 13.º lugar e fora da Europa ocupa já a quinta posição, a seguir a Angola, Estados Unidos, Brasil e Moçambique”.
Em 2010, as exportações de vinhos portuguesas para a China aumentaram 93% em relação ao ano anterior, somando 4,3 milhões de euros.