Quantcast
Regadio

Aprovado investimento para expansão do Circuito Hidráulico da Vidigueira

Circuito Hidráulico da Vidigueira recebe perto de 14 milhões de euros do Governo iStock

O Governo autorizou um investimento de cerca 13,7 milhões de euros para execução da segunda fase do Circuito Hidráulico da Vidigueira e Bloco, no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios).

Foi ainda autorizado um valor de mais de 16 milhões de euros para o reforço da capacidade de adução da Estação Elevatória dos Álamos – grupos 3 e 4 – de acordo com o comunicado no site do Ministério da Agricultura e da Alimentação.

 

O projeto, localizado nos concelhos de Cuba e Vidigueira, beneficiará uma área total com cerca de 2190 ha e, segundo o comunicado, “pretendendo contribuir para a resolução de constrangimentos existentes em certas zonas do EFMA e, consequentemente, satisfazer pedidos dos agricultores das áreas a beneficiar”.

banner APP

O Projeto do Circuito Hidráulico da Vidigueira e Bloco (2.ª Fase) está integrado no subsistema de Alqueva e insere-se na expansão do regadio do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA).

 

Na primeira fase deste projeto, o Ministério recorda ter já sido construída a central fotovoltaica flutuante de Cuba-Este, “com financiamento aprovado através de candidatura no 1.º Aviso ao PNRegadios, a qual se encontra em plena exploração”.

“Quanto ao reforço da capacidade de adução da estação elevatória dos Álamos, uma das maiores da Europa e responsável pela adução de água de Alqueva às barragens dos Álamos, mediante este investimento e através da instalação dos dois últimos grupos de bombagem projetados para esta infraestrutura, a estação poderá funcionar em pleno, com a potência inicialmente prevista”, afirmou o Ministério em comunicado.