Quantcast
agricultores

CNA defende que imposições fiscais levaram à redução de candidaturas aos pagamentos da PAC

Associação de desenvolvimento local preocupada com possível redução de fundos para o desenvolvimento rural

Terminou no passado dia 15 de maio o período regular para os agricultores apresentarem as candidaturas aos pagamentos da PAC. De acordo com a CNA – Confederação Nacional da Agricultura, a redução de 10 mil candidaturas este ano é resultado das “imposições fiscais” introduzidas no Orçamento do Estado de 2013.

“Poderia ter sido evitada esta grande redução do número de candidaturas apresentadas pelos agricultores portugueses aos pagamentos da PAC se o Ministério da Agricultura e o Governo tivessem ouvido as propostas que avisada e atempadamente a CNA lhes fez. A redução de candidaturas corresponde a muitas centenas de milhares de euros que Portugal não utiliza e devolve a Bruxelas, já esta campanha”, refere a CNA em comunicado.

banner APP

A CNA continua referindo que “responsabiliza o Ministério da Agricultura e o Governo por mais esta ‘machadada’ nos pequenos e médios agricultores portugueses” e reclama “que sejam tomadas medidas para reintegrar estes agricultores no sistema destes pagamentos, começando desde logo pela anulação das imposições fiscais introduzidas no Orçamento do Estado”.