Quantcast
Vinha e Vinho

Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa tem novo presidente

Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa tem novo presidente

José Fernandes Pereira é o novo presidente da direção da Comissão Vitivinícola Regional Távora-Varosa – CVR Távora-Varosa. O responsável sucede ao professor Orlando Lourenço, que passa agora a ocupar o lugar de presidente do conselho geral.

O novo presidente teve vários lugares de chefia em especial no Centro de Estudos Vitivinícolas do Douro e colaborou em vários trabalhos ligados à vitivinicultura regional, na Região Demarcada do Douro. Foi membro do grupo de peritos nacionais da vinha e da economia da comissão nacional do Office International de la Vigne e du Vin (CNOIV). Foi também coordenador regional dos programas INTERREG II e posteriormente designado POCTEP (Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha/Portugal). No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural foi presidente da Estrutura Local de Apoio do Douro Vinhateiro.

Da nova direção fazem ainda parte Herlander Filipe Arezes Lourenço, representante do comércio de vinhos e produtos vínicos, e João António Pereira da Silva, em representação da produção de uvas.

A nova direção tem como principais compromissos garantir a unidade e coesão institucional, assegurar a qualidade dos espumantes e vinhos produzidos, reforçar as estratégias de promoção e marketing e estimular a adoção das melhores práticas agrícolas e do desenvolvimento sustentável.  Pretende também crescer e desenvolver os vinhos da região nos mercados de exportação e apostar no enoturismo da região.