A Câmara Municipal de Vouzela estima que os incêndios de outubro de 2017 tenham sido responsáveis por perdas superiores a oito milhões de euros na agricultura do concelho. De acordo com a Lusa, cerca de 75% da área de Vouzela ardeu nos incêndios que devastaram o país em outubro.
As estimativas do município revelam que cerca de 500 hectares de produção agrícola foram afetados pelos fogos, que destruíram ainda máquinas agrícolas e mataram mais de 600 bovinos, caprinos e ovinos e cerca de 100 mil aves.
Para além das explorações agrícolas foram também atingidas várias empresas relevantes para a economia do concelho de Vouzela, nomeadamente serralharias, carpintarias, serrações, empresas de construção civil e obras públicas e prestadores de serviços de silvicultura preventiva.
Segundo a Lusa, no que diz respeito a infraestruturas e equipamentos do município, os prejuízos deverão ser de cerca de 4,75 milhões de euros e incluem sistemas de abastecimento de água, rede viária, iluminação pública, contentores de resíduos, o parque desportivo e o armazém municipal.
No final de dezembro, o Governo já tinha recebido cerca de 22 mil candidaturas de agricultores afetados pelos incêndios de 15 de outubro aos apoios de 60 milhões de euros disponibilizados pelo Executivo.