O Secretário-Geral da Confagri, Nuno Serra, considerou preocupante a evolução do número de candidaturas ao Pedido Único (PU). A declaração foi feita em comunicado de imprensa enviado às redações.
“Tendo em conta as dificuldades e os problemas que voltam, repetidamente, a acontecer com os Sistemas de Informação do PU, não obstante os sucessivos avisos por parte da Confederação relativamente à burocracia excessiva e complexidade dos apoios”, avançou o responsável.
Na nota de imprensa, a Confederação mostrou-se preocupada com as dificuldades sentidas, e adianta ter já apresentado propostas de simplificação, querendo assegurar que não venham a existir agricultores excluídos de apoios fundamentais para a manutenção da sua atividade e para a coesão territorial.

O período de candidaturas ao Pedido Único de 2024, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), iniciou-se a 1 de março e termina no dia 31 de maio.
O PU consiste no pedido de pagamento direto das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC).