Secretário de Estado da Agricultura
José Diogo Santiago Albuquerque é o novo Secretário de Estado da Agricultura. Este engenheiro agrónomo, até aqui a trabalhar na Unidade de Análises e Perspetivas da Política Agrícola na Direção-Geral de Agricultura da Comissão Europeia, é um especialista em questões de política agrícola comunitária e tem centrado o seu trabalho nos últimos anos na futura reforma da PAC. Deverá ser o braço direito da ministra Assunção Cristas para estas matérias, dada a sua experiência.
O futuro governante já foi representante da CAP em Bruxelas e, de acordo com o Agroportal, trabalhou ainda na Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia – um país que tem referido como exemplo a seguir na política agrícola, tendo referido como pontos positivos “a organização forte entre agricultores” e “a racionalização dos custos”, por exemplo. E concluiu que “estas estratégias poderiam ser úteis numa realidade como a nossa”, referindo-se ao caminho a percorrer por Portugal.
Secretário de Estado da Floresta e Desenvolvimento Rural
Mais mediático é Daniel Campelo, a escolha da nova ministra para Secretário de Estado da Floresta e Desenvolvimento Rural. O antigo autarca de Ponte de Lima (pelo CDS/PP) é agrónomo de formação, ex-docente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima e também agricultor.
Daniel Campelo ficou associado a algumas situações polémicas, depois de ter feito uma greve de fome no Parlamento, em 2000, para que fosse devolvida a marca de queijo Limiano ao concelho após a multinacional Lacto Ibérica ter adquirido a fábrica que produzia aquele queijo para mais tarde transferir a produção para Vale de Cambra.

Foi ainda responsável pela viabilização de dois Orçamentos de Estado socialistas (2001 e 2002) no Governo de António Guterres (a troco de vários investimentos públicos no distrito) que motivaram a suspensão de militante do CDS/PP, num negócio que ficou conhecido como o ‘Orçamento do Queijo’.
Secretário de Estado do Mar
Manuel Pinto de Abreu, até aqui chefe da Estrutura de Missão da Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), vai tutelar a Secretaria de Estado do Mar. É engenheiro hidrográfico de formação, oceanógrafo e vice-reitor da Universidade Lusófona.
Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território
A nova Secretaria de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território foi entregue a Pedro Afonso de Paulo. Diretor executivo da SAPEC, conselheiro nacional do PSD e vice-presidente da distrital de Lisboa, terá a seu cargo a missão de tentar um entendimento entre duas áreas que habitualmente enfrentam interesses opostos (agricultura e ambiente). Espera-se que a sua experiência numa empresa de químicos possa ajudar a ‘descomplicar’ algumas questões.