Quantcast
cerveja

Consumo de cerveja em Portugal cresce 0,2% em 2013

Consumo de cerveja em Portugal cresce 0

O consumo de cerveja em Portugal cresceu cerca de 0,2% em 2013 face ao período homólogo, para um total de 4 937 milhares de hectolitros. De acordo com os dados divulgados pela APCV – Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja, em 2013 foram produzidos no país um total de 7 323 milhares de hectolitros de cerveja.

A APCV revela também que a comercialização de cerveja no canal HoReCa voltou a baixar, tendo representado em 2013 um total de 66% do consumo de cerveja, enquanto o consumo “dentro de casa” desta bebida aumentou 1,5 pontos percentuais para 34%, com um consumo por habitante de 49 litros.

Em impostos diretos, o setor cervejeiro contribuiu em mais de 226 milhões de euros para o Estado português, o que representa um aumento de 1,6% face ao ano anterior. As exportações, por sua vez, registaram uma quebra de 22%, situando-se nos 2 494 milhares de hectolitros, fenómeno que a APCV atribui ao “efeito da greve nos portos em Portugal”.

banner APP

 “Tendo em conta os últimos indicadores económicos do país e a inversão na quebra de consumo, acreditamos que é possível voltar aos níveis de consumo de 2008, o significaria um encaixe de mais 84 milhões de euros para o Estado e um aumento da empregabilidade de cerca de 14 500 empregos, segundo estimativas da APCV a partir do estudo da Ernst & Young para Portugal. Para isso, consideramos determinante que ocorra a reposição do IVA para 13% como medida fundamental para estimular o emprego e a vitalidade do setor da Restauração e Hotelaria, um setor determinante para o desenvolvimento futuro do país. Por fim, ao nível das exportações, e após um ano conturbado, prevemos uma recuperação da performance internacional do setor em 2014, designadamente com a já sentida estabilização do abastecimento ao mercado angolano”, refere o presidente da APCV, João Abecasis.