Em 2011 o consumo mundial de vinho ascendeu aos 241,9 milhões de hl, o que representa um aumento de 1,7 milhões de hl em comparação com 2010 (0,7%).
Na Europa, o consumidor italiano mostra uma diminuição significativa na ordem dos 1,6 Mhl (-6,3%), em França registou-se um consumo de 1Mhl, Espanha (-0,2 Mhl), Reino Unido (-0,4 Mhl) e Portugal (-0,15Mhl).
Nos Estados Unidos, estima-se que o consumo de vinho tenha crescido em 2011 cerca de 0,9Mhl para os 28,5 Mhl. Quanto à China, o consumo continua a aumentar, especialmente devido ao rápido crescimento das importações, apesar de exportações significativas. Neste país asiático o consumo de vinho atingiu em 2011 os 17Mhl (+1,15Mhl do que em 2010).
Na Argentina, África do Sul, Austrália, Chile e Nova Zelândia o consumo interno manteve-se em valores semelhantes aos registados em 2010.
A produção mundial de vinho em 2011 (não incluindo sumos e mostos) é estimada em 265,7Mhl, representando um aumento de 0,6 Mhl em relação a 2010.