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Consumo mundial de vinho mantém-se graças a Ásia e América

Consumo mundial de vinho mantém-se graças a Ásia e América

O consumo de vinho na União Europeia diminuiu quase um milhão de hectolitros em 2011. Já as exportações comunitárias cresceram devido ao aumento do consumo em países como os Estados Unidos (0,9 milhões de hectolitros) ou a China (1,15 milhões de hectolitros), segundo a última previsão da Organização Internacional da Vinha e do Vinho.

Em 2011 o consumo mundial de vinho ascendeu aos 241,9 milhões de hl, o que representa um aumento de 1,7 milhões de hl em comparação com 2010 (0,7%).

Na Europa, o consumidor italiano mostra uma diminuição significativa na ordem dos 1,6 Mhl (-6,3%), em França registou-se um consumo de 1Mhl, Espanha (-0,2 Mhl), Reino Unido (-0,4 Mhl) e Portugal (-0,15Mhl).

 

Nos Estados Unidos, estima-se que o consumo de vinho tenha crescido em 2011 cerca de 0,9Mhl para os 28,5 Mhl. Quanto à China, o consumo continua a aumentar, especialmente devido ao rápido crescimento das importações, apesar de exportações significativas. Neste país asiático o consumo de vinho atingiu em 2011 os 17Mhl (+1,15Mhl do que em 2010).

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Na Argentina, África do Sul, Austrália, Chile e Nova Zelândia o consumo interno manteve-se em valores semelhantes aos registados em 2010.

 

A produção mundial de vinho em 2011 (não incluindo sumos e mostos) é estimada em 265,7Mhl, representando um aumento de 0,6 Mhl em relação a 2010.