Quantcast
Hortofrutícolas

Projeto de combate ao desperdício alimentar já salvou mais de 40 mil kg de alimentos

Imagem

O Continente anunciou que estão agora à venda, em todas as lojas da marca, as “Caixas Zer0% Desperdício”, constituídas por 5kg de frutas e legumes que se aproximam do fim do seu valor comercial, mas ainda em condições para consumo. Esta iniciativa já permitiu “salvar” mais de 40 mil kg de frutas e legumes, desde novembro do ano passado.

Este projeto, que arrancou no início de 2019, visa combater o desperdício alimentar. Tendo em conta a recetividade dos consumidores, é agora alargado a todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia do País.

“As frutas e legumes das ´Caixas Zer0% Desperdício´, à venda na zona de frescos das lojas Continente, são cuidadosamente selecionados pelos colaboradores de loja, que ‘resgatam’ apenas os produtos que continuam a corresponder aos padrões de qualidade e frescura da marca, mas que estão prestes a perder o seu valor comercial por razões estéticas”, explica a merca em comunicado.

De acordo com Pedro Lago, diretor de projetos de sustentabilidade e de economia circular da Sonae MC, já foram “salvos” mais de 40 mil kg de frutas e legumes, desde novembro de 2019. “O objetivo deste projeto é evitar o desperdício de 1.000ton de frutas e legumes por ano, o que significa a venda de 200 mil caixas por ano”, refere o responsável.

No mesmo comunicado, Pedro Lago adianta que a meta é “atingir o ‘0 desperdício’, ou seja, evitar o desperdício de qualquer alimento que esteja em condições de ser consumido”.