Quantcast
Quotas leiteiras

Copa-Cogeca defende medidas para garantir sobrevivência do setor leiteiro sem quotas

Comissão Europeia vai dar mais tempo para pagar multas das quotas leiteiras

As quotas leiteiras na União Europeia terminam hoje (31 de março) e têm sido vários os debates acerca da sobrevivência do setor e dos pequenos produtores daqui para a frente. A Copa-Cogeca foi uma das associações que quis contribuir para a discussão e publicou recentemente um conjunto de medidas que acredita serem “essenciais” para a sobrevivência do setor no ‘pós-quotas’.

Mansel Raymond, Presidente do grupo de trabalho ‘Leite e Produtos Lácteos’ criado pela associação, referiu que “depois da supressão das quotas, os produtores de leite continuarão a estar expostos à volatilidade do mercado à escala mundial, que é um fenómeno permanente e um fator de risco para as explorações agrícolas, para além de ter um grave impacto sobre o investimento.”

banner APP

Pekka Pesonen, Secretário-geral da Copa-Cogeca, defendeu, por sua vez, que “nesta nova época sem quotas devem estabelecer-se as ferramentas adequadas para ajudar os produtores e as cooperativas de leite a limitar os sues efeitos. São necessários novos instrumentos de gestão dos riscos, como por exemplo, medidas que fomentem o desenvolvimento dos mercados e que reduzam a volatilidade do mercado.”