- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Corteva Agriscience lança um novo herbicida para cultura do arroz

A Corteva Agriscience dispõe de um novo herbicida para controlar um amplo espetro de infestantes na cultura do arroz, o Loyant, que é distribuído em Portugal pela Lusosem, de acordo com a Autorização Excepcional de Emergência Nº2020/05, concedida pela DGAV.

Loyant é formulado com Rinskor active, uma substância ativa da nova família química dos arilpicolinatos, um modo alternativo de ação no controlo das infestantes na cultura do arroz, incluindo biótipos resistentes aos herbicidas ALS e ACCase.

banner APP [1]
 

Segundo a Corteva Agriscience, o produto apresenta uma elevada eficácia no controlo das principais espécies de infestantes de folha larga na cultura do arroz, entre as quais, Heteranthera limosa, Heteranthera reniformis, Alisma plantago-aquatica, Ammannia coccinea e Lindernia dúbia, e também garante um controlo eficaz de infestantes ciperáceas e gramíneas, como Cyperus difformis e Echinochloa spp, além de promover a melhoria da eficácia sobre Echinochloa spp em programas de tratamento com outros herbicidas.

Em Portugal, estão autorizados dois tratamentos por campanha, em pós emergência das infestantes e a partir das 3 folhas do arroz. O primeiro tratamento deve ser realizado quando as infestantes se encontram na fase ativa de crescimento, devendo evitar-se tratamentos quando a cultura está sob condições de stresse. A dose recomendada é de 1,2L/hectare, com um volume de calda entre 150 a 400 L/hectare.