Quantcast
Vinha e Vinho

Corticeira Amorim revela tecnologias para erradicar o TCA detetável

A Corticeira Amorim, empresa mundial de produtos de cortiça, anunciou o lançamento da Naturity e da Xpür, tecnologias desenvolvidas para remover o TCA detetável das rolhas naturais e criar um segmento de rolhas microaglomeradas, respetivamente.

A investigação para desenvolver a tecnologia Naturity, com patente pendente, iniciou-se em 2016 com a NOVA School of Science and Technology e baseia-se nos princípios da dessorção térmica através de uma utilização, exclusiva e não sequencial, de pressão, temperatura, água purificada e tempo. A empresa afirma que “nenhum elemento artificial é usado no processo, o que facilita a extração de mais de 150 compostos voláteis, incluindo o TCA”.

Segundo a empresa, em comunicado, os ensaios de engarrafamento “produziram resultados exemplares em termos da medição do impacto do tratamento no desempenho da cortiça”. Vão ser feitos ensaios adicionais de validação de terceiros a serem conduzidos com o Instituto Geisenheim, na Alemanha, e os laboratórios Campden & Chorleywood, no Reino Unido.

Outro desenvolvimento anunciado é a tecnologia Xpür da Corticeira Amorim, desenvolvida para estender o desempenho de TCA não detetável para rolhas microaglomeradas. “Este sistema utiliza apenas 25% da energia e apenas 10% do CO2 anteriormente necessário”, anuncia a Corticeira Amorim.

Além disso, a Xpür reduz a TCA para 0,3 nonogramas por litro (ng / L) em rolhas microaglomeradas tratadas. A Xpür será utilizada no tratamento das rolhas técnicas Neutrocork Premium e QORK.