Na categoria Inovação Empresarial o vencedor foi a CleanBiomass, um projeto baseado na ferramenta CLEAN-R1 de limpeza florestal e terrenos abandonados que permite reduzir o risco de incêndio florestal e produzir energia renovável a custos reduzidos.
Na categoria Investigação e Inovação Tecnológica, o prémio foi atribuído a um grupo de investigadores da Universidade do Algarve, que tem em desenvolvimento processos sustentáveis para a produção ecológica de fibras têxteis a partir de recursos agroflorestais, que englobam a criação de novos sistemas e processos de dissolução e conversão de celulose em fibras têxteis.
Na categoria Empreendedorismo e Inovação Social, o projeto Fruta Feia foi o galardoado pelo júri. O objetivo desta cooperativa de consumo é reduzir o desperdício alimentar e ajudar os agricultores a escoar a produção hortofrutícola rejeitada devido à aparência.
Na categoria Agricultura Familiar e Micro Empresas destacou-se a produção de Forragem Verde Hidropónica, uma biomassa vegetal “saudável, sem pesticidas e com elevado valor nutritivo para a alimentação animal que se produz rapidamente e a baixo custo.”
Na categoria Projeto de Elevado Potencial Promovido por Associado do Crédito Agrícola, foi distinguida a máquina autónoma de classificação de fruta com colheita automática, da responsabilidade de uma equipa de investigadores do Centro de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, e que integra diversas tecnologias, nomeadamente inteligência e visão artificiais, GPS e robótica.
Crédito Agrícola lança concurso de vinhos
O Grupo lançou também recentemente, em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, o “I Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola”. A iniciativa destina-se a produtores e a cooperativas de todas as regiões vitivinícolas do país.
A concurso estarão vinhos brancos e tintos produzidos em Portugal, agrupados por região vitivinícola e diferenciados por produtores e cooperativas. Para cada região vitivinícola e para as categorias “Vinho Branco” e “Vinho Tinto”, assim como “Produtores” e “Cooperativas” será atribuída a distinção Tambuladeira dos Escanções de Portugal, nas categorias de ouro, prata e bronze.
O concurso decorrerá na Feira Portugal Agro, de 20 a 23 de novembro, na FIL, em Lisboa.