Quantcast
 

Criado ‘FarmVille’ real com hortas controladas pela internet

Criado ‘FarmVille’ real com hortas controladas pela internet

Um professor e cinco alunos do Instituto Politécnico de Beja (IPB) desenvolveram um projeto inspirado no famoso jogo FarmVille, que possibilita administrar uma horta real através da internet, sem “mexer na terra”, e receber em casa os produtos produzidos.

O MyFarm.com aplica à realidade a lógica do FarmVille, contudo, ao contrário do que acontece naquela plataforma, quem aderir a este projeto terá oportunidade de controlar tudo o que é feito mas também de saborear o que é cultivado na sua horta pessoal, avança o portal Boas Notícias.

De acordo com o coordenador do projeto, Luís Luz, estas hortas reais são uma boa opção para quem vive em grandes cidades e “não tem tempo ou paciência para hortifruticultura”. Luís Luz explicou que o cliente pode produzir o que quiser e sem “mexer na terra”, uma vez que todo o trabalho de campo é feito pela equipa do projeto.

 

Os interessados devem inscrever-se e adquirir, por 60 euros, os pontos necessários para pagar a primeira mensalidade da renda da parcela e os primeiros trabalhos na horta. Depois “controlam a sua horta totalmente na Internet”, tal como acontece no jogo, mas têm a “grande vantagem” de esta ser real, “ao ponto de receberem os produtos em casa e de saberem como foram produzidos, desde a sementeira à colheita”, acrescentou o responsável.

banner APP

Entretanto, terão sempre à disposição dados auxiliares de gestão como uma estimativa dos custos totais de produção e das datas de colheita e poderão observar de forma constante o desenvolvimento das hortas, que serão filmadas 24 horas por dia com auxílio de câmaras web.

 

Quanto ao custo dos produtos, após entrega, será, na maioria das vezes, “inferior ou muito semelhante aos preços de mercado”, garantiu Luís Luz, salientando que as operações na horta são pagas quando forem pedidas.

O projeto está ainda no início e a fase piloto deverá arrancar “ainda este mês ou em abril”, mas a equipa está a aceitar pré inscrições. O investimento inicial, no valor de 10 mil euros, destina-se a clientes da cidade de Beja e da vila alentejana de Cuba e vai funcionar em 20 parcelas, cada uma com 49m2, integradas no Centro Hortofrutícola do IPB.