Batizado de Vetscore, o instrumento “deverá ser útil particularmente para pequenos produtores. Não há no mercado nenhum instrumento similar para a avaliação da condição”, explica a Embrapa.
Atualmente, para se obter dados de condição corporal dos animais, geralmente é utilizado o método visual, subjetivo e de pouca precisão. A outra opção são programas de imagem ou ultrassonografia, com o apoio de profissionais especializados e um custo mais elevado.
Para fazer a avaliação com o Vetscore, o animal deve ser recolhido num local onde possa ser contido e manuseado sem apresentar riscos ao avaliador e ao próprio animal. Feito isso, o Vetscore deve ser posicionado sobre a anca do animal, entre a última vértebra lombar e a primeira vértebra sacral, e ser lentamente fechado até que suas réguas estejam em maior contacto possível com a pele do animal. A leitura da condição corporal em que o animal se encontra é indicada por cores no visor: vermelha (baixa), verde (adequada) e amarelo-alaranjada (alta).