A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai passar a realizar o transporte de amostras para análise e o envio de selos de garantia através dos CTT. A medida faz parte da adoção de novos procedimentos no âmbito da prevenção do novo coronavírus.
Esta solução visa a substituição dos procedimentos realizados presencialmente, por forma a evitar os contactos diretos para a resolução de necessidades quotidianas dos Agentes Económicos da Região.
“As amostras para análise laboratorial são preparadas previamente pelo produtor, que solicita a recolha no site da CVRVV, que será depois recolhida por estafeta e entregue na CVRVV no prazo máximo de 24 horas”, explicam a comunicado enviado à redação.
“Os selos de garantia são igualmente passíveis de requisição através do site já que, uma vez concluído com sucesso o processo de certificação, os selos para o engarrafamento são enviados directamente para a adega do produtor em 24 horas. Entendemos que devemos encontrar soluções para evitar o problema que marca a actualidade e, neste caso, fazemo-lo com base na promoção da eficácia dos procedimentos, comodidade dos nossos produtores e a prevenção adequada em matéria de saúde pública”, refere Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV.
A CVRVV é a entidade responsável pela certificação e promoção do Vinho Verde, registando uma recepção de cerca de cinco mil amostras por ano para análise laboratorial.