Quantcast
Agricultura

Daesh destrói agricultura do Iraque

agricultura do Iraque

O Daesh está a deixar a agricultura do Iraque completamente devastada. De acordo com o euronews, para além de confiscarem terras que até aqui eram produtivas e o sustento da população, os terroristas estão a deixar os terrenos minados.

Sami Yuhana, agricultor que vendia cerca de 100 mil toneladas de trigo por ano ouvido pelo euronews, foi um dos que viu as suas terras serem-lhe retiradas. “Como é que vou ser capaz de reconstruir isto outra vez? A nossa esperança é que as organizações internacionais nos ajudem, porque do governo não temos qualquer esperança. Se me quiserem dar alguma compensação vão ter que compensar muita gente, de Bassorá a Duhok”, refere.

Na província de Ninive, por exemplo, eram produzidos 1,5 milhões de toneladas de trigo por ano, cerca de 21% da produção total do Iraque, mas com o Daesh a produção caiu para 300 mil toneladas.

banner APP

Por outro lado, os agricultores que não fugiram à chegada do Daesh viram-se obrigados a pagar taxas que os terroristas não souberam gerir. De acordo com o euronews, “o Estado Islâmico (Daesh) não conseguiu gerir a agricultura: pagava uma tonelada de trigo a 188 euros aos agricultores, enquanto o governo a pagava a 565 euros. Para além disso, os combatentes confiscaram 1,1 milhões de toneladas de trigo dos silos do Governo e venderam 40% das máquinas agrícolas para se financiarem.”

Segundo a FAO, 2,4 milhões de iraquianos não têm acesso a alimentação suficiente.