- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

EDIA organiza Jornadas Técnicas de Sistemas de Apoio à Decisão em Agricultura de Regadio

É já no próximo dia 6 de dezembro que a EDIA realiza as Jornadas Técnicas de ‘Sistemas de Apoio à Decisão em Agricultura de Regadio’. De acordo com a organização, “a agricultura de regadio é uma atividade complexa que requer informação e ferramentas de apoio que permitam ao regante realizar a sua atividade de forma sustentável.”

“Há desafios que a agricultura regada deve ter em conta, nomeadamente as alterações climáticas, a importância do fator energia, a sustentabilidade ambiental das atividades desenvolvidas e a rentabilidade cultural. Estes fatores levam a que seja cada vez mais importante que o regadio seja eficiente e sustentável, o que implica que o agricultor disponha de informação e ferramentas que lhe permitam apoiar a gestão das suas atividades”, acrescenta a EDIA.

banner APP [1]

Nesse sentido, estas jornas técnicas pretendem identificar as necessidades dos regantes e entidades gestoras, comparar os diversos sistemas existentes e identificar possíveis melhorias.

As jornadas dividem-se em três sessões, sendo a primeira direcionada para o trabalho levado a cabo pelas entidades gestoras no sentido de apoiarem os seus utilizadores; a segunda mais direcionada para a exploração agrícola, com o envolvimento de empresas prestadoras de serviços na rega e o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR) e, por último, uma terceira sessão integrando as empresas prestadoras de serviços na área da deteção remota.