Miguel Bento, engenheiro eletrónico da Universidade de Aveiro, quer salvar abelhas com uma colmeia inteligente. Depois de ter herdado as colmeias do avó, que o engenheiro decidiu povoar com um enxame, percebeu que morriam dezenas de milhares de abelhas por ano, problema para o qual quis arranjar solução.
De acordo com o jornal I, o jovem engenheiro inventou, assim, uma colmeia inteligente que monitoriza cada segundo da vida das abelhas e mais tarde juntou-se a Joel Oliveira e André Oliveira para criar a Apis Technology, empresa que criou um protótipo que possibilita a climatização automática do ambiente das abelhas, evitando mortes por consequência das variações de temperatura.
O sistema é composto por sensores de humidade, temperatura na câmara de criação, temperatura no exterior da colmeia, peso, fluxo de abelhas a entrar e a sair e GPS. Depois da instalação na colmeia, os apicultores podem configurar os alertas que pretendem receber, sendo que todos os alertas são gerados de forma automática numa plataforma online.