300 euros por cada vaca leiteira para as explorações pecuárias que estão a vender o leite abaixo dos custos de produção é quando o Governo espanhol irá disponibilizar aos produtores afetados pelo fim das quotas leiteiras e pelo embargo russo.
A notícia foi avançada por Isabel García Tejerina, ministra da Agricultura de Espanha, que não revelou, no entanto, de que forma se irá determinar os beneficiários da medida e o limite de preço para pedir estas ajudas. De acordo com o Executivo espanhol, a medida poderá ajudar entre 2500 a 3000 explorações pecuárias.
No passado mês de agosto, a responsável pela pasta da agricultura reuniu-se com produtores, industriais, distribuição e interprofissionais com o objetivo de conseguir um acordo que garanta a estabilidade da cadeia de valor do setor.
Entre as medidas propostas pela ministra, está a sugestão de que as empresas de distribuição alimentar se comprometam a eliminar práticas que façam com que o preço do leite caia abruptamente e a mudar a forma como compram leite à indústria.
Já esta semana, o responsável espanhola esteve reunida com os ministros da Agricultura de Portugal, Itália e França para preparar um pedido de regulação do mercado do leite a Bruxelas. Depois do encontro, Assunção Cristas, ministra da Agricultura portuguesa, explicou que os quatro países “acordaram em pedir a Bruxelas no dia 7 de setembro – e também falar com outros países para criar uma maioria qualificada – um aumento dos preços de referência, que permitem retirar produto do mercado quando o produto está em excesso – e que está a pressionar o preço para baixo – e com isso ajudar a regular o preço do próprio produto.”