A invasão de vespas asiáticas, espécie invasora que se adapta bem a todos os locais e condições climatéricas, tem causado diversos danos em produções apícolas, nomeadamente em Portugal. No entanto, não tem sido fácil controlar a espécie, razão pela qual uma equipa de investigadores espanhóis decidiu criar um novo método de controlo.
A ideia partiu da Associação de Apicultura da Galiza e da Associação de Apicultores de Pontevedra e funciona como um método de desativação dos ninhos da vespa asiática. De acordo com os responsáveis, o método não implica a remoção do ninho, mas sim a sua identificação e marcação com materiais não tóxicos para outros animais, atingindo apenas os insetos pretendidos.
Para já, os responsáveis estão apenas a realizar testes, mas se os resultados forem positivos, já existe garantia de exportação do método para outros países europeus.
Em Portugal, a vespa asiática ainda só foi detetada na região do Douro e Minho, de acordo com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).