Quantcast
Coruche

Estação Experimental de Coruche estuda doença que afeta o milho

Colheita recorde no milho e aumentos no trigo e na soja

A Estação Experimental António Teixeira está a realizar um ensaio com 24 variedades de milho que envolve 12 empresas da fileira, no âmbito de um projeto aprovado no início deste ano pelo Proder e que resulta de uma parceria entre a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo (Anpromis), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Terramilho (agrupamento local de produtores de cereais). A estação experimental vai estudar técnicas de produção que previnam a cefalosporiose, doença que afeta o milho.

A evolução da primeira cultura do projeto “Sanimilho”, que vigorará durante oito anos, foi apresentada num dia de campo que contou com a presença de produtores e promotores do projeto. O secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, apontou durante a ocasião a investigação aplicada e a disseminação do conhecimento para os produtores como “o caminho certo”.

O presidente da Anpromis, Luís Vasconcellos e Souza, admitiu durante o evento que o projeto em curso poderá vir a permitir a instalação de um centro científico da associação, área em que esta não tem atuado.

banner APP
 

Segundo Tiago Silva Pinto, secretário-geral da Anpromis, a cultura de milho ocupa 136 000 hectares em Portugal (40% da área de cereais), sendo o distrito de Santarém o principal produtor produção e Coruche o quarto concelho do país com maior área de milho (4300 hectares).