Um grupo de estudantes da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (ESA-IPB) venceu a sexta edição das 24H Agricultura Syngenta. O concurso reuniu cerca de 100 estudantes, de 11 instituições de ensino de Ciências Agrárias do país, nos dias 1 e 2 de abril, na ESA-IPB. Este ano o tema era a agricultura regenerativa.
O primeiro prémio da competição foi conquistado pelos estudantes Cristiano Moisés, Diogo Angélico, Miguel Sobral, Carlos Lopes e Santiago Fernandez.
Já a equipa composta pelos estudantes Leonor Jacob, Silvana Chaves, Francisco Duarte e José Neves, alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi a segunda classificada.
Finalmente, a equipa composta pelos estudantes Gonçalo Costa, José Oliveira, Artur Morais, Joana Simões e António Ferreira, alunos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESA-IPV), obteve o terceiro lugar na competição.
Durante 24 horas consecutivas, os estudantes realizaram 33 provas, de campo e teóricas, trabalhando competências comportamentais (gestão de tempo, trabalho em equipa, negociação, criatividade, entre outras) e competências técnicas de gestão agrícola.
As provas técnicas foram organizadas em torno dos cinco pilares da agricultura regenerativa: cobertura vegetal permanente do solo; diversificação, consociação e rotação de culturas; aplicação precisa de fatores de produção; distúrbio mínimo do solo; e integração de animais no sistema agrícola.