Quantcast
Sustentabilidade

Europa une-se para apoiar fitossanidade, biodiversidade e economia

Europa une-se para apoiar fitossanidade, biodiversidade e economia iStock

A Europa lançou no passado dia 15 de maio, o segundo ano da campanha #PlantHealth4Life, que tem como objetivo sensibilizar para a conexão entre a fitossanidade e a vida quotidiana, estimulando a ação dos cidadãos europeus para proteger a saúde das plantas.

A campanha, liderada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), a Comissão Europeia (CE) e 22 países europeus, incluindo Portugal, visa aumentar a consciência coletiva sobre os riscos no que toca à saúde das plantas, assim como sobre o papel que cada um deve desempenhar na proteção das mesmas.

 

Segundo a EFSA, muitos cidadãos europeus ainda não estão suficientemente sensibilizados para a importância da fitossanidade.

“A fitossanidade afeta não só o ambiente, a economia e a cadeia alimentar europeia, mas também o nosso presente e o nosso futuro — ao manter as plantas saudáveis, estamos a proteger a vida. É, portanto, um motivo de orgulho ver como os europeus estão empenhados no tema, como demonstrado pela participação sem precedentes dos Estados-membros na campanha #PlantHealth4Life”, referiu Tobin Robinson, Chefe da Unidade Plants da EFSA.

 

Já para Claire Bury, Diretora-Geral Adjunta de Sustentabilidade Alimentar da DG SANTE, “cidadãos europeus informados e munidos de informações exatas sobre a saúde das plantas podem ajudar a proteger e a preservar a nossa biodiversidade”.

banner APP

E continua: “a saúde fitossanitária é uma prioridade para a Comissão Europeia no âmbito da abordagem One Health. Ao informar as pessoas sobre a importância de não importar pragas para a União Europeia e capacitando-as com o conhecimento para tomarem as medidas adequadas, podemos fazer a diferença”.

 

De acordo com a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, as plantas constituem 80% dos alimentos que comemos, ao mesmo tempo que limpam o ar que respiramos. Além disso, plantas saudáveis ​​significam um bom rendimento agrícola, o que tem impacto na disponibilidade e nos preços dos alimentos para os consumidores.

Neste sentido, a EFSA adianta ainda que as alterações climáticas e as atividades humanas, como o comércio e as viagens, colocam as fábricas sob grande pressão, bem como a propagação de pragas e doenças das plantas podem ter consequências económicas e ambientais devastadoras.

 

A campanha #PlantHealth4Life envolve 21 Estados-Membros e um país candidato, duplicando o alcance em relação ao ano anterior, são eles: Bélgica, Croácia, Chipre, Chéquia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Montenegro.