- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Europa precisa de legislação para defender solos

Uma lei europeia para defender solos é urgente, defendeu a geógrafa Teresa Pinto-Correia, no podcast Ciência com Impacto [1], do Diário de Notícias. A geógrafa afirma que os solos estão a degradar-se diariamente devido a práticas incorretas, com consequências na produção de alimentos.

“Muitos dos solos na Europa estão degradados ou estão em condições que se deterioram todos os dias e a atenção de quem utiliza o solo e mesmo da sociedade em geral sobre o solo é muito baixa. Ninguém sabe qual é o solo em que vive ou o solo em que se produz os alimentos que consome”, revela Teresa Pinto Correia, vice-presidente do Conselho de Missão Europeu sobre a Saúde dos Solos e dos Alimentos, em entrevista ao DN.

 banner APP [2]

O grupo de trabalho sobre a saúde dos solos e dos Alimentos defende uma mudança profunda no uso da terra e dos sistemas alimentares na Europa, afirma a vice-presidente desse Conselho de Missão Europeu.

A investigadora, diretora do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, defende que é necessário travar o uso de solos férteis nas expansões urbanas e parar com a degradação dos solos, causadas pela contaminação industrial e pelas más práticas agrícolas.