Com esta evolução, a exportação de vinhos durante os primeiros nove meses de 2013 manteve uma subida relação ao período homólogo de 4,5% em valor e 11,1% em preço médio.
Registou-se ainda uma tendência de convergência no preço médio praticado nas exportações intra e extra comunitárias, mantendo-se a União Europeia como destino principal, com um peso de 55% do valor e do volume. O preço médio entre estes dois blocos de países tem vindo a aproximar-se, observando-se que a diferença em 2012 era de 0,18 euros/litro e até setembro 2013 reduziu-se para 0,05 euros/litro.
As exportações para países extracomunitários são 45% do valor, com os destinos Angola, EUA, Canadá, Brasil e Suíça a figurarem no topo do grupo dos 10 principais mercados de exportação dos vinhos nacionais.
Para Frederico Falcão, presidente do IVV, “estes dados indicam o contributo muito positivo que o sector do vinho está a dar para as exportações portuguesas. O vinho tem um ciclo anual de exportações que não é constante em todos trimestres e desde 2010 nunca tínhamos tido um terceiro trimestre tão bom. Se considerarmos as vendas para o exterior nos últimos doze meses e compararmos com o ano móvel anterior (out/11 a set/12) penso que podemos apontar para um ano de 2013 em que é possível ultrapassar, mais uma vez, e pelo segundo ano, a barreira dos 700 milhões euros”.