Quantcast
Regadio

FENAREG pede 1700 ME ao Governo para modernizar regadio

O estudo relativo aos regadios encomendado à EDIA pelo governo vai ser divulgado até ao final do ano. A promessa é da Ministra da Agricultura.

A Federação Nacional de Regantes de Portugal (FENAREG) solicitou ao Governo a inclusão de 1 700 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência da Economia, que foi entregue hoje (15 de outubro) à Comissão Europeia, para modernizar o regadio.

Em comunicado, a federação refere que este valor servirá para cumprir os seguintes objetivos:

banner APP
  • Promover a União Económica e Social e a Coesão Territorial, tendo em conta as diferenças nacionais e os desafios demográficos;
  • Reforçar a resiliência económica e social, melhorando a competitividade a longo prazo da economia da União Europeia;
  • Mitigar o impacto social e económico da crise, melhorando a igualdade, o acesso ao mercado de trabalho e a inclusão;
  • Facilitar a transição verde e digital, de acordo com o “European Green Deal”.
 

“A modernização do regadio é um elemento chave para economizar água, mitigar os efeitos das alterações climáticas e contribui para a sustentabilidade do regadio no futuro. Além de reduzir o uso de fertilizantes e herbicidas, melhorando a qualidade da água, eleva o nível socioeconómico dos agricultores, por meio do aumento da produtividade da terra”, refere a Federação Nacional de Regantes de Portugal.

Neste sentido, a FENAREG “apela ao Governo que aprove uma Estratégia Nacional para o Regadio, com visão de longo prazo para a sustentabilidade da capacidade produtiva nacional”, de acordo com o estudo desenvolvido e apresentado pela federação.