O projeto QuantiFarm lançou uma nova plataforma online, o QuantiFarm Τoolkit que se foca em Soluções Tecnológicas de Agricultura Digital (Digital Agriculture Technology Solutions – DATS), estando já está disponível para os utilizadores.
O projeto QuantiFarm desenvolveu e implementou uma estrutura de avaliação relativamente a custos e benefícios, bem como a impactos positivos e negativos das DATS ao longo das três dimensões de sustentabilidade: económica, ambiental e social.
Além disso, a QuantiFarm avaliou também o desempenho de várias DATS utilizadas por explorações agrícolas comerciais no contexto de 30 casos de estudo, localizados em 20 países, em diferentes regiões biogeográficas da União Europeia (UE), abrangendo sete setores agrícolas (culturas aráveis, frutícolas, hortícolas, lacticínios, carne, apicultura e aquicultura).
De acordo com a comunicação no site do projeto, o QuantiFarm Τoolkit “é um painel de controlo online que apresenta os resultados de avaliação para as DATS analisadas. Estes resultados fornecem evidências do mundo real relativamente a benefícios e desafios aquando da utilização das DATS em contextos específicos, apoiando assim o processo de tomada de decisão de decisores relevantes (agricultores, consultores e decisores políticos)”.
“O QuantiFarm Τoolkit não se limita aos dados fornecidos pelos 30 casos de estudo, inclui também descrições (especificações, áreas de aplicação e fornecedores de tecnologia) para um grande conjunto de DATS, a partir de inventários existentes e da revisão de artigo científicos. Isto permite que o QuantiFarm Toolkit forneça um repositório consolidado e uma base de conhecimento de aproximadamente 400 DATS”, explica a comunicação.
A base de conhecimento do QuantiFarm Τoolkit é usada por cinco ferramentas diferentes, que apoiam a tomada de decisão baseada em dados, tanto para agricultores, consultores e decisores políticos.
O QuantiFarm é um projeto financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia (CE) e foi lançado com o objetivo de avaliar o impacto da digitalização na agricultura, estando a desenvolver uma framework para avaliar a eficácia e o desempenho das ferramentas digitais que prometem modernizar a agricultura.