A iniciativa, no âmbito da Ação 4.2.2 “Redes Temáticas de Informação e Divulgação” do Proder, surge como resposta à necessidade de uma maior partilha de informação técnica e científica, bem como a discussão de temas atuais, promovendo a articulação e adequação entre a produção de conhecimento e os seus potenciais utilizadores. É ainda uma aposta ao desenvolvimento da competitividade das empresas e dos territórios no contexto da produção de frutas e hortícolas, sublinha a FNOP em comunicado.
A HortiNET é dirigida a todos os agentes que intervêm diretamente na fileira hortofrutícola nacional, nomeadamente agricultores, técnicos, associações e organizações de produtores, agroindústria, entre outros.
Para Miguel de Castro Neto, coordenador científico da rede HortiNET, esta plataforma “tirando partido da colaboração e do crowdsourcing na partilha de informação e construção de conhecimento, poderá constituir-se como a porta de entrada para a comunidade dos interessados no setor hortofrutícola nacional”.