Quantcast
Agricultura

Fraunhofer investe em investigação em Agricultura de Precisão

Imagens de satélites de observação da Terra e drones “eficazes na deteção de pragas florestais”

A Fraunhofer anunciou a sua intenção de reforçar a sua aposta em investigação em Agricultura de Precisão. A notícia surge dez anos depois do entendimento para a criação de um centro de investigação da organização em Portugal, que será agora expandido.

Esta aposta será feita graças a um acordo entre a empresa alemã e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que permitirá renovar o programa de investigação aplicada em Portugal e servirá como base à criação de novos polos dedicados à investigação na área da Agricultura de Precisão nas universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade de Évora.

Em comunicado a Fraunhofer refere que “ao longo destes 10 anos, o Fraunhofer Portugal AICOS tem vindo a afirmar-se como um centro de I&D de referência no panorama nacional, tendo desenvolvido e criado soluções de base tecnológica inovadoras, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com impacto significativo nas populações mais idosas e de zonais rurais e em desenvolvimento.”

Com a aposta agora anunciada, a empresa pretende explorar a sinergia entre a agricultura e a tecnologia. “O setor agroindustrial tem vindo a abrir portas a novas tecnologias que permitem o aumento da produtividade, uma utilização mais eficiente dos recursos e maior competitividade. Para dar resposta a este novo paradigma, e garantir que Portugal permanece na vanguarda da revolução tecnológica do setor que está a acontecer a nível europeu e global, a Fraunhofer Portugal vai impulsionar uma parceria estratégica que promete servir de estímulo à transformação do setor agroindustrial em Portugal”, conclui.