- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Gonçalo Santos Andrade renova mandato na Portugal Fresh

A atual direção da Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, presidida por Gonçalo Santos Andrade, viu o seu mandato renovado para o próximo triénio. Depois da Assembleia-Geral Eleitoral, a composição dos órgãos sociais mantém-se praticamente inalterada em comparação com o mandato anterior (ver lista [1]).

Consolidação e crescimento das exportações e sustentabilidade

Gonçalo Santos Andrade afirma que a associação “continuará a trabalhar em prol da valorização da origem ‘Portugal’ e das características únicas dos nossos produtos hortofrutícolas, plantas ornamentais e flores”.

De acordo com o presidente reeleito “entre 2010 e 2019, as exportações do setor mais do que duplicaram” e que “atualmente, a produção de Frutas, Legumes e Flores já representa 1,5% do PIB nacional, sendo que as vendas ao exterior valem mais de metade desse valor”.

banner APP [2]

Captura de ecrã 2020 07 23 às 16.13.14A fileira pretende, em 2030, atingir exportações no valor de 2.500 milhões de euros. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), o crescimento do setor, de janeiro a maio deste ano, em comparação com o período homólogo de 2019, é de 7% em valor e 6% em quantidade.

A PortugalFresh pretende colocar a sustentabilidade no centro da promoção dos produtos hortofrutícolas nacionais. “O mandato que agora se inicia procurará dar ainda mais visibilidade a esta agenda”, refere o comunicado. O presidente frisa também que são muitas as empresas do setor que investem em tecnologia e nas melhores práticas de sustentabilidade.

“Queremos uma agricultura amiga. Do planeta e do ambiente, por isso iremos continuar a acompanhar de perto a negociação e implementação do novo ‘GreenDeal’ europeu e de todas as medidas relevantes que,  continuando a assegurar a rentabilidade das empresas e a viabilidade produtiva, contribuam para combater as alterações climáticas e promover um uso racional e eficiente da água”.