- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Governo abre linha de crédito de 5 M€ para apoiar cooperativas e organizações de produtores

O Executivo anunciou o lançamento de duas linhas de crédito garantidas, com um valor global de 5 milhões de euros, para apoiar Cooperativas Agrícolas e Organizações de Produtores afetadas pelas ondas de calor deste ano e pela tempestade Leslie.

De acordo com o Governo, este pacote financeiro vem ajudar a “colmatar necessidades de tesouraria e perdas de rendimento resultantes das quebras de produção dos respetivos associados.”

Uma das linhas, no valor de três milhões de euros, destina-se a apoiar Cooperativas Agrícolas e Organizações de Produtores do setor vitícola e do setor frutícola a nível nacional. Com um valor de dois milhões de euros, a segunda linha de crédito tem como beneficiários Cooperativas Agrícolas e Organizações de Produtores com sede social nos municípios da Região Centro do país, particularmente atingidos pela tempestade Leslie, independentemente do setor.

O Ministério da Agricultura já tinha disponibilizado no início do mês um montante de 15 milhões [1] de euros para apoiar os agricultores dos municípios afetados pela tempestade Leslie, que assolou algumas regiões do país entre os dias 13 e 14 de outubro. A medida abrange infraestruturas, instalações e equipamentos agrícolas e também perdas em animais e culturas permanentes, como é o caso de olivais, vinhas e pomares.