O Governo abriu esta semana novas candidaturas a apoios para “restabelecimento do potencial produtivo” para os agricultores afetados pelos tornados registados nos dias 24 e 25 de outubro. De acordo com o Gabinete do ministro da Agricultura, em causa estão territórios integrados em cinco municípios do Alentejo.
As declarações de prejuízos têm de ser entregues até 30 de novembro na Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo) e os agricultores dispõem de um prazo até 15 de dezembro para submeterem um formulário eletrónico para formalizar a candidatura.
A fase de verificação dos prejuízos por parte da DRAP, por sua vez, decorrerá até 31 de janeiro de 2017. O montante global de apoio disponível é de 750 mil euros e as medidas destinam-se a “assegurar o restabelecimento do potencial produtivo e abrangem animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola. Os apoios, a fundo perdido, atingem os 80% da despesa elegível, no caso dos produtores detentores de seguro, e os 50% da despesa elegível no caso das restantes explorações agrícolas”, explica o Ministério da Agricultura.