Agricultura

Governo quer que Comissão Europeia antecipe ajudas à agricultura

Que medidas propõe o Governo para a Agricultura?

O Governo continua a apelar a Comissão Europeia que reconsidere e antecipe alguns dos pagamentos à agricultura no verão.

O Governo admite a possibilidade de assumir o encargo da antecipação do pagamento de algumas ajudas aos agricultores no verão, substituindo a Comissão Europeia, por forma a contrariar os efeitos da crise registada em alguns setores, nomeadamente na pequena agricultura, pequenos ruminantes e setores das flores.

Esta possibilidade foi avançada pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, numa entrevista conjunta do Jornal de Negócios e Antena 1.

“Nós estamos expectantes daquilo que ainda é possível negociar com a Comissão Europeia, mas estamos também a fazer o nosso trabalho de casa para perceber, nomeadamente, nos setores mais afetados, se conseguimos antecipar alguns destes pagamentos, por exemplo, para a pequena agricultura, pequenos ruminantes e para o setor das flores. Estamos a estudar essa possibilidade”, explicou em entrevista.

Apesar de a proposta da Comissão contemplar apenas a antecipação ao nível dos 85% no desenvolvimento rural, Maria do Céu Albuquerque reiterou que o governo continua a insistir que a antecipação, por parte da Comissão Europeia, seja de 85% tanto para as ajudas diretas como para o desenvolvimento rural.