Quantcast
florestas

Governo vai adaptar IRS de proprietários a ciclo de produção florestal

Comunicado Acréscimo: Fomento

O Governo vai adequar o IRS dos proprietários aos ciclos de produção florestais. A notícia foi avançada esta semana por Assunção Cristas, ministra da Agricultura.

“Estamos a trabalhar para adequar a fiscalidade àquilo que são os ciclos produtivos muito longos da floresta”, no sentido de permitir “amortizações em 25 anos” em sede de IRS, à semelhança daquilo que já sucede em relação ao IRC, revelou a ministra.

Assunção Cristas adiantou que o Governo está a “tentar fazer algo simétrico para o IRS, até porque a propriedade florestal em Portugal é de pequenos proprietários que, muitas vezes, nem sequer têm uma empresa”.

banner APP
 

Além da criação de “mecanismos do ponto de vista fiscal”, o Executivo também está a promover a agregação de propriedades florestais com o objetivo de fazer com que a sua “gestão seja conjunta” e para que “haja uma maior escala nas intervenções”, continuou a ministra.

As medidas visam valorizar a propriedade florestal e fazer com que os seus proprietários “recebam o retorno” dos investimentos para “poderem gerar meios para cuidarem das suas parcelas”.