- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Governo vai criar 20 novas equipas de sapadores florestais

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta semana que o Governo irá criar ao longo deste ano 64 equipas de sapadores florestais, 20 das quais serão formalizadas daqui a poucos dias.

“Não foram criadas praticamente equipas [de sapadores florestais] nos últimos anos. Este ano, criaremos 64 equipas, 20 novas que serão formalizadas dentro de poucos dias e 44 no outono, para reequipar aquelas que foram equipadas por mim há 15 anos”, revelou o ministro em entrevista à SIC Notícias.

 

Segundo Capoulas Santos, as equipas criadas entre 1998 e 2002, quando teve a pasta da Agricultura, “têm viaturas a cair de podre porque nunca mais houve um esforço de reinvestimento. Não só criei as primeiras 100 equipas há quase 15 anos, como cheguei, anos depois, e vi que elas estavam praticamente obsoletas.”

banner APP [1]

Sobre a Reforma da Floresta, que tem ainda cinco propostas de lei por aprovar, o ministro considera que irá ter como resultado um “país com uma floresta mais ordenada, com uma floresta mais gerida e com uma floresta sem abandono. Trata-se de 12 diplomas, sete estão publicados no Diário da República, depois de promulgados pelo Presidente da República, e outros cinco foram remetidos oportunamente ao Parlamento, e aguardam que o parlamento decida.”

 

De acordo com uma notícia avançada esta semana pelo Jornal de Negócios, os cinco diplomas que faltam aprovar pelo Parlamento deverão ficar em stand-by até novembro deste ano.