- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

ICNF tem nova liderança

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), que está sob a tutela conjunta dos Ministérios do Ambiente e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, tem uma nova direção. Desde o passado dia 1 de julho que o organismo é liderado por Rogério Rodrigues, que assumiu a função de Presidente.

O Conselho Diretivo do ICNF conta agora também com Paulo Salsa como Vice-Presidente e com Sofia Silveira e Rui Pombo, na qualidade de Vogais.

Para o Governo, a prioridade é a valorização do território, “um dos principais eixos estratégicos do Programa do XXI Governo Constitucional”, que tem como principal prioridade a “promoção da coesão territorial e da sustentabilidade ambiental”.

banner APP [1]

Numa nota enviada às redações, o Gabinete do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural refere que para alcançar estes objetivos “é necessária uma profunda mudança de estratégia nas políticas públicas que têm vindo a ser desenvolvidas”. Tendo em conta que “o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, enquanto instituto público responsável pela execução das políticas de conservação da natureza, biodiversidade e das florestas, da caça e da pesca em águas interiores, ocupa um papel primordial na operacionalização da referida mudança estratégica e na prossecução, designadamente, dos objetivos que decorrem do mencionado Programa”, foi tomada a decisão de exonerar a anterior equipa, reconduzindo dois dos seus elementos.

Para o Governo, “impõe-se dotar o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (…) de uma nova abordagem e dinâmica no desempenho das suas atribuições e competências, com a adoção de novas práticas na gestão dos recursos ao seu dispor, quer humanos, quer materiais, e do desejável aumento da capacidade de resposta direcionada aos novos exigentes desafios que se colocam ao país em geral, e às áreas da conservação da natureza e das florestas em particular”.