- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

IDT Biologika lança kits para diagnóstico de gripe suína

A IDT Biologika lançou kits de diagnóstico da gripe suína. De acordo com a empresa, “o diagnóstico de gripe suína representa um desafio por várias razões: é um vírus estritamente respiratório e que apresenta um período de excreção curto (3-5 dias). Os sintomas causados pela multiplicação do vírus podem ser muito variados e pouco específicos, desde sintomas reprodutivos e/ou respiratórios, assim como surgir uma manifestação na forma epidémica ou endémica”, razão pela qual é tão importante a realização do diagnóstico, uma vez que existem diferentes subtipos de gripe suína em circulação.

Segundo a IDT Biologika, a decisão de recolha de amostras deve depender, “em primeiro lugar, da existência de animais com sintomatologia (febre, tosse), da fase de aparecimento (porcas, leitões) e do que queremos detetar (vírus, anticorpos).”

Os kits lançados pela empresa contêm o material necessário e as instruções para uma toma correta de amostras e um protocolo de técnicas analíticas (PCR de fluídos orais ou zaragatoas nasais, Serologia por Elisa ou Inibição Hemaglutinação), com o objetivo de encontrar uma solução adequada a cada caso.

banner APP [1]

Para mais informações visite o site www.swine-influenza.com [2] ou contacte o distribuidor da marca em Portugal, a Campifarma, através do email framalho@campifarma.com [3].