Quantcast
Financiamento

IFAP pagou mais de 100 milhões de euros em fevereiro

IFAP pagou mais de 100 milhões de euros em fevereiro

Os pagamentos aos setores agroflorestal e das pescas totalizaram os 108,9 milhões de euros durante o mês de fevereiro, de acordo com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).

Ao abrigo do FEADER e no âmbito da Medida Excecional e Temporária (Medida 22 – Apoio temporário excecional em resposta ao impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia), foram realizados pagamentos num montante de 37,6 milhões de euros aos produtores dos setores dos bovinos de carne, ovino e caprinos e culturas arvenses, hortícolas, pomares, vinha e olival, distribuídos da seguinte forma:

  • Setor dos Bovinos – 12,5 milhões de euros
  • Setor dos Bovinos e Caprinos – 6,4 milhões de euros
  • Setor das Culturas arvenses, Hortícolas, Pomares, Vinha e Olival – 18,7 milhões de euros
 

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, citada em comunicado, considera “essencial a concretização dos pagamentos da Medida Excecional e Temporária para mitigar os efeitos das sucessivas crises que têm afetado o setor agrícola nacional. O compromisso, do país e da União Europeia, com os agricultores e com os consumidores, na manutenção das cadeias de produção, é fundamental para garantirmos a segurança alimentar por todos exigida”.

banner APP

No pagamento associado a medidas agroambientais (34,6 milhões de euros) está integrada a medida referente ao mosaico agroflorestal, com um montante de 23,9 milhões. Esta medida foi reformulada em 2021 para permitir, não só o alargamento da abrangência geográfica aos territórios vulneráveis, como também a extensão da elegibilidade às culturas permanentes e aos bovinos (raças autóctones e outros).

 

Já no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos das Pescas (FEAMP), o IFAP realizou pagamentos num montante de 2,1 milhões de euros.