Quantcast
agricultura

Industriais de Tomate temem perda de competitividade

Portugal ultrapassa Espanha na exportação de tomate transformado

A Associação dos Industriais de Tomate (AIT) foi recebida esta semana em audiência pela Comissão Parlamentar de Agricultura para falar sobre a possível perda de competitividade do setor português depois dos governos de Espanha e Itália terem anunciado ajudas financeiras aos seus industriais de tomate.

“É público que Espanha reservou 6,3 milhões de euros para ajudas ligadas ao tomate, o que significa um apoio de cerca de 280 euros por hectare. Em Itália já circulam informações, ainda não confirmadas oficialmente, que este tipo de apoios pode ascender a cerca de 30 milhões de euros, ou seja qualquer coisa como 500 euros por hectare”, refere a AIT.

A fileira do tomate de indústria em Portugal apelou aos deputados para que pressionem o Executivo português a tomar medidas em defesa do setor. A Associação dos Industriais de Tomate solicitou ainda à Comissão Parlamentar que possa trabalhar em conjunto com o Governo no sentido de promover condições para a manutenção da competitividade do setor do tomate para indústria português.

banner APP
 

Em comunicado a AIT refere também que “é certo que o Executivo português já mostrou estar sensível a esta matéria, mas é necessário que se chegue a um acordo concreto que permita a Portugal manter-se na vanguarda mundial do setor, não perdendo competitividade em termos internacionais.”

A nova Política Agrícola Comum (PAC), aprovada no final de 2013, resultou em perdas de 30% em apoios comunitários para a fileira do tomate de indústria em Portugal.