Quantcast
 

Inflação argentina prejudica exportações de vinho

Vinhos tintos são os preferidos dos portugueses

A inflação argentina está a condicionar as exportações de produtos deste país, com especial relevo para o vinho. De acordo com a imprensa argentina, que cita dados da produção, no primeiro semestre de 2012 as exportações desceram cerca de 7% em volume e as transações em dólares cresceram, uma tendência que deve continuar nos próximos meses. 

Juan José Canay, presidente da Bodegas de Argentina, avançou que “o que mais nos preocupa não é a procura internacional, que continua a existir. Hoje a nossa maior dificuldade é não podermos chegar aos valores que nos pede o resto do mundo, é isso que nos está a fazer perder a nossa competitividade”.

banner APP

As exportações só estão a crescer em dois países, China e Japão, e os vinhos da casta Malbec, até agora o motor das exportações, estão a perder cerca de 10% em volume e 3,8% em valor. Muitas adegas estão a vender abaixo do preço de custo para não perder clientes, face à grande subida dos fatores de produção no mercado interno devido à fortíssima inflação.