O equipamento de conservação por aquecimento óhmico, também designado por aquecimento por efeito de joule, é um processo que, por aplicação de corrente elétrica no alimento, promove o aquecimento do produto. Com este processo é possível que a taxa de geração de calor em ambas seja similar, o que permite eliminar o sobreaquecimento de uma delas.
Este processo é adequado para sopas, purés, polpas, sumos e pastas, e apresenta várias vantagens em relação às tecnologias de pasteurização convencionais, tais como, um aquecimento rápido e uniforme (sendo possível o aquecimento da fase líquida e sólida à mesma velocidade, minimizando a perda de qualidade do produto), não necessita de superfícies para transferência de calor, é ideal para alimentos sensíveis ao stress térmico, tem um controlo bastante simples e com custos de manutenção reduzidos, e oferece a possibilidade de aumentos de eficiências energéticas.
Os objetivos do Centro de Transferência de Tecnologia Alimentar do Tagusvalley são apresentar o aquecimento óhmico do Inov’Linea e mostrar uma tecnologia alternativa à pasteurização convencional.
A Inov’Linea está ainda a preparar em parceria com a AgroCluster do Ribatejo um workshop direcionado para as empresas do setor com interesse na temática da conservação de alimentos, centros tecnológicos, universidades e investigadores.