Segundo o Público, a investigação comparou várias substâncias de variedades nativas de tomate com as que existem no supermercado e descobriu compostos químicos importantes que tornam este vegetal agradável ao paladar. O estudo foi publicado na revista Current Biology. “Sabemos agora do que é que precisamos para melhorar um tomate sem sabor”, afirma Harry Klee, líder do projeto.
A equipa verificou que compostos eram responsáveis pelas formas e cores diferentes do produto. Analisou a quantidade de glicose, frutose, citrato, malato e de 28 compostos voláteis (que se evaporam quando estão em contacto com o ar) em 152 variedades nativas. Os cientistas descobriram, assim, que alguns compostos estão presentes várias milhares de vezes a mais em variedades diferentes.
![banner APP](https://www.vidarural.pt/wp-content/uploads/sites/5/2021/07/banner_APP_VR.jpg)
Para terem uma correspondência entre os compostos nas variedades e o sabor de cada uma delas, convidaram 170 voluntários a prová-las e a dar-lhes notas. A equipa verificou que a intensidade do sabor se devia a 12 compostos e que outras 12 substâncias eram responsáveis por o tomate ser mais ou menos doce.
Descobriram ainda que o composto, o geranial, tornava o tomate muito mais saboroso e existia em pouca quantidade nas variedades vendidas nos supermercados. “Isto pode ser o primeiro passo para dar um bom sabor ao tomate comercial”, sublinha Klee.