Quantcast
Agricultura

Itália proíbe instalação de painéis solares em terrenos agrícolas

Itália proíbe instalação de painéis solares em terrenos agrícolas iStock

O governo italiano emitiu um novo decreto que visa a proibição da instalação de painéis solares em terrenos classificados como agrícolas, não abrangendo instalações agrovoltaicas.

A nova legislação faz parte de um conjunto de ações que pretende proteger o setor da agricultura e das pescas em Itália, não se aplicando a projetos que já estão em processo de aprovação.

 

A medida tem vindo a gerar críticas ao Governo, especialmente por parte das associações do setor, que acreditam que a ação coloca em causa as metas de descarbonização do país.

“Colocamos fim à instalação selvagem de painéis solares no solo”, afirmou o ministro da Agricultura, Francesco Lollobrigida, citado pela Reuters, em entrevista após a reunião que aprovou as medidas.

banner APP
 

O ministro acrescentou ainda que a instalação de energia solar em terrenos agrícolas tem o potencial de colocar em risco as disposições fiscais em vigor na Itália para projetos agrícolas.

De relembrar que, na reunião de ministros da energia do G7 – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e o Reino Unido – que aconteceu no final do mês de abril, o país comprometeu-se a triplicar a capacidade instalada de energia renovável até 2030 e a eliminar gradualmente as centrais elétricas alimentadas a carvão na primeira metade da próxima década.

 

Citado pela Reuters, o ministro da Energia, Gilberto Pichetto Fratin, afirmou que a nova legislação não coloca em risco as metas de projetos de instalação solar em Itália.