A Syngenta realizou no passado dia 9 de abril, no Cineteatro S. João, em Palmela, as Jornadas Técnicas de Vinha, onde estiveram em destaque os fungicidas Pergado F e Dynali e o inseticida Luzindo, três produtos-chave do portfólio Syngenta para proteção da cultura da vinha.
A Syngenta reuniu, assim, cerca de 140 viticultores e técnicos da Península de Setúbal para debater a proteção da cultura e apresentar soluções integradas.
Miguel Cachão, técnico da AVIPE, associação que presta assistência técnica a cerca 4000 hectares de vinha na Península de Palmela e que se associou a este evento, deu alguns conselhos práticos sobre como conseguir uma aplicação eficaz dos produtos. “Nas misturas de formulações sólidas com formulações líquidas, o produto sólido é o primeiro a entrar no depósito do pulverizador, tal como nos pós molháveis é fundamental fazer uma diluição prévia. A escolha do tipo de bico, da pressão de débito do pulverizador e do volume água, consoante a massa foliar da vinha são também determinantes para garantir uma cobertura e proteção eficaz da cultura”, indicou.
Em comunicado, a Syngenta refere que “o formato escolhido pela Syngenta para estas Jornadas, que incluiu a intervenção de um humorista nos intervalos das apresentações técnicas, agradou à audiência que se manteve bem-disposta e concentrada ao longo de todo o dia.”
As Jornadas de Vinha Syngenta fazem parte de um conjunto de eventos comemorativos do aniversário do Ridomil e do Topaze, que assinalam este ano 35 e 30 anos, respetivamente.