Hortofrutícolas

LIDL e Portugal Fresh exportam 18 mil toneladas de frutas e legumes nacionais

A campanha de exportação do Lidl Portugal em parceria com a Portugal Fresh resultou na exportação de mais de 18 mil toneladas de frutas e legumes nacionais. Os resultados da campanha de exportação conjunta foram apresentados na feira Fruit Logistica, que está a decorrer em Berlim.

Segundo os resultados, apurados entre março de 2019 e janeiro de 2020, 1052 camiões rumaram a 8 países europeus carregados de produtos nacionais, o que se traduziu na exportação de mais de 18 mil toneladas e representa um crescimento de mais de 20% face ao ano anterior.

De acordo com a insígnia, só para a Alemanha foram exportadas 8 mil toneladas de pera Rocha, que se encontra disponível nas cerca de 3 mil lojas Lidl do país.

Desde o início desta parceria, em 2014, o Lidl Portugal e a Portugal Fresh já exportaram mais de 48 mil toneladas de pera Rocha para os mercados europeus, das quais 32 mil foram unicamente para a Alemanha.

Estes números demonstram uma grande recetividade dos mercados europeus para este produto, em especial em Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Polónia e Alemanha, para onde foram exportadas um total de 10,7 mil toneladas de pera Rocha, em 2019.

A estratégia de apoio à produção nacional e promoção de produtos portugueses nos países onde está presente do Lidl, em conjunto com a Portugal Fresh, permitiu também a exportação de um total de 2,9 mil toneladas de couve coração e 2,3 mil toneladas de frutos vermelhos para países como Polónia, França e Alemanha. O melão também apresentou exportações na ordem das 1.9 mil toneladas, para a França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Suécia e Polónia.

Cenoura biológica e citrinos do Algarve são novidade

O início da exportação da cenoura biológica para a Alemanha é uma das novidades deste ano, contudo, a recetividade deste mercado está ainda em fase de avaliação. Durante o evento, o Lidl Portugal anunciou início da exportação de citrinos do Algarve, sendo que a Alemanha foi o mercado internacional escolhido e recebeu ontem a primeira mercadoria. O Lidl Portugal é responsável pela compra de mais de 50% da produção destes citrinos da região do Algarve – laranjas, limões e clementinas – certificada e IGP.

A nível global, em 2018, o Lidl Portugal exportou 206 produtos, entre frutas e legumes, num equivalente a 148,5 milhões de euros, contribuindo para que os produtos de 86 fornecedores portugueses chegassem a 30 países europeus e aos Estados Unidos.