Em 2017, o Lidl Portugal exportou cerca de 100 milhões de euros em produtos nacionais para outras lojas da cadeia de distribuição em todo o mundo. O número foi avançado esta quarta-feira (30 de maio) pelo administrador delegado da insígnia em Portugal, Massimiliano Silvestri, durante um encontro com a imprensa.
Atualmente, o Lidl Portugal já exporta 200 produtos nacionais, sendo a pera rocha o ‘produto bandeira’ desta estratégia, com a insígnia a contribuir para 10% das exportações nacionais deste fruto.
Para além dos hortícolas, que continuaram a ser o grande foco das exportações do Lidl Portugal, nomeadamente com o início das exportações de castanha portuguesa, a insígnia exportou também pasteis de nata, nomeadamente 250 mil unidades para a Bélgica, país onde o Lidl irá realizar este ano algumas semanas temáticas para promover os produtos nacionais. Já o azeite nacional, que em 2016 representou um total de 22 milhões de litros exportados pelo Lidl, continuará a ser um dos produtos de maior aposta, assim como os vinhos e as leguminosas.
Atualmente, mais de 50% do sortido de produtos das 250 lojas do Lidl em Portugal é nacional, com as frutas e os legumes (70%) e a carne (100%) a representarem a maior aposta. O pão, também ele de origem portuguesa, continua a ser um dos produtos mais vendidos pela insígnia, com cerca de 1 milhão de unidades de pão compradas nas lojas todos os dias.
Para este ano, uma das maiores apostas da insígnia serão os produtos biológicos e a alimentação saudável, dois segmentos onde, segundo Massimiliano Silvestri, cada vez mais se nota a procura por parte do consumidor português, como revelam as vendas dos produtos Skyr, que em Portugal superaram as vendas do mesmo produto em toda a Alemanha.